Fundos de
Investimentos

Fundos são uma modalidade de investimento coletivo. Isso significa que eles reúnem recursos financeiros de diversos investidores para um investimento em conjunto. São investimentos que possuem uma facilidade na hora de resgate, temos fundos de investimentos com liquidez de 1 dia útil. 

O que são Fundos de Investimentos?

Os fundos de investimentos são uma modalidade de aplicação financeira coletiva – isto é, diversas pessoas podem investir em um mesmo fundo. Todos os valores aplicados são administrados por uma gestora e investidos em outros produtos, que variam conforme o tipo do fundo e sua proposta.

 

Investir em um fundo de investimento é o mesmo que comprar uma cota dele – todas os investidores pagam um mesmo valor por uma cota de fundo e recebem a mesma rentabilidade; a diferença nos lucros é o número de cotas de cada pessoa: quanto mais forem compradas, maior tende a ser o lucro do investidor.

Vantagens de investir em fundos?

  • Diversificação: acesso a uma carteira de ativos diversificados
  • Gestão especializada: profissionais de mercado dedicados à gestão da carteira
  • Liquidez: agilidade na aplicação e no resgate
  • Acessibilidade: acesso a mais modalidades de investimento com menos recursos, para todo perfil de investidor
  • Custos: os custos com taxa de administração são divididos igualmente entre todos os cotistas

Fundos Cambiais

Fundos cambiais geralmente são usados por investidores que possuem despesas recorrentes ou dívidas em moeda estrangeira. Eles são usados com o propósito de proteger o patrimônio da desvalorização do Real.

Fundos de ações

Os fundos de ações são fundos com a finalidade de investir prioritariamente no mercado acionário. Por isso, eles formam provavelmente a classe mais arrojada de todas.

Fundos Multimercado

Este é um fundo que não aplica unicamente em um mercado – seus ativos podem ser tanto de ações quanto de renda fixa, sendo ideal para quem busca minimizar os riscos e maximizar os ganhos por meio da diversificação da carteira.

Fundos de Renda Fixa

Os fundos de Renda Fixa são indicados para investidores conservadores. Eles devem investir no mínimo 80% de seus recursos em ativos de Renda Fixa. Os outros 20% podem ser investidos em derivativos com alavancagem.

Fundos Imobiliários

Indicados para investidores com o objetivo de destinar seus recursos para empreendimentos imobiliários, sem necessidade de adquirir uma propriedade física. O investidor recebe assim, os aluguéis, e participa de eventuais valorizações dos imóveis.

É seguro investir em fundos?

O alto risco de um fundo está ligado à sua volatividade.

 

Ao aplicar em um fundo assim, o investidor está apostando na possibilidade do gestor conseguir uma alta rentabilidade em longo prazo.

Dessa maneira, ter uma porcentagem da sua carteira em fundos de alto risco aumenta o seu potencial de ganhos, mas também aumenta o risco de ter prejuízo.

 

Para fundos de investimento, também não existe Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Qual a rentabilidade dos fundos de investimentos?

Não existe uma rentabilidade fixa para os fundos de investimento, é importante que ao analisar os fundos você observe o histórico de rentabilidade de cada um deles.

 

O histórico é um dos melhores indicadores para ser avaliado na hora de escolher o que mais se adapta aos seus objetivos. No entanto, é importante ressaltar que a rentabilidade do passado não será necessariamente a mesma do futuro, podendo variar para baixo e para cima.

 

Apesar de estarmos falando sobre fundos de investimento, recomendamos que você não se limite a selecionar um único produto, como se ele fosse uma grande aposta e merecesse todas as suas fichas. Seja como for, sempre diversifique sua carteira.

Quem somos? Somos Ômega

Na Ômega Invest o cliente conta com um atendimento diferenciado, realizado por um time de profissionais experientes no mercado financeiro. 

 

Iremos agir sempre com muita transparência, atuar com foco na necessidade do cliente, oferecer segurança e valorizar a construção de relações de longo prazo.

 

Definiremos juntos as melhores soluções utilizando os melhores produtos de investimento da plataforma BTG Pactual.